O curso Leitura Lúcida, ministrado na Associação Internacional do Centro de AltosEstudos da Conscienciologia (CEAEC), visa aumentar a criticidade e a tecnicidade,base para a autocientificidade do pesquisador de Conscienciologia, em relação às escolhase às leituras de diversas fontes escritas, fornecendo instrumentos e técnicas parao aproveitamento útil e evolutivo de conteúdos grafados. Este artigo, elaborado a partirde análises quantitativas e qualitativas, tem como objetivo apresentar o histórico do referidocurso, desde sua criação até a 10a edição, além de explicitar os recursos paradidáticosutilizados e apresentar a evolução na estrutura do curso. São expostas as pontoaçõesdo curso e finaliza-se com as gescons produzidas pelos professores e alunoscomo resultados das 10 edições.
O trabalho versa sobre utilização da estrutura paratecnológica favorecedora da produção conscienciografológica no Campus da Associação do Centro de Altos Estudos
da Conscienciologia (CEAEC), por meio da casuística da autora quanto à produmetria
grafopensênica tarística ao participar assiduamente de 3 Dinâmicas Parapsíquicas, no
laboratório de autodesassédio mentalsomático, o Tertuliarium e ao aplicar a Técnica
das 3 Cadeiras de Waldo Vieira (1932–2015). O objetivo é elencar a Paratecnologia
Conscienciografológica disponível no Campus CEAEC e compartilhar a técnica conscienciografológica pessoal, de auto-otimização autoral, por meio do aproveitamento
dos pararrecursos disponíveis. A metodologia utilizada é a pesquisa em fontes bibliográficas, sistemática autoexperimentada em ambientes paratecnológicos do CEAEC, com o consequente registro manuscrito imediatamente após a autovivência deliberada, posterior digitação de tais anotações, análise dos registros pessoais e produção escrita publicada dos achados considerados úteis. Conclui sobre a importância do aproveita mento lúcido de tais para-ambientes e o consequente incremento das publicações conscienciológicas tarísticas.
O presente relato de caso traz a experiência inédita da realização de série de conscin-cobaias voluntárias do Conscienciograma realizada conjuntamente pela dupla evolutiva, durante 15 meses, no decorrer do módulo Reciclagem Intraconsciencial II (Recin II), do Programa Autoconscienciométrico promovido pela Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS). Apresenta as medidas profiláticas otimizadoras da vivência conjunta da técnica, os ganhos evolutivos para os duplistas com a autexposição mútua e a interassistência, desdramatizando a realização de conscin-cobaias por duplistas.
Glasnost Fernando Barbaresco, Eliana Manfroi v. 1 n. 1 (2014) (2014)
Este trabalho objetiva apresentar a experiência da autora acerca da importância da
identificação e assunção da linha-mestra de trabalho interassistencial do intermissivista (autoproéxis) vinculada ao esforço coletivo de implantação e expansão da Ciência Conscienciologia (maxiproéxis). Na metodologia foram utilizados registros sistemáticos, detalhados e exaustivos de autovivências parapercepciológicas vivenciadas
em experimentos, eventos e cursos conscienciológicos sob os quais se realizou análise e categorização do conteúdo registrado e, posteriormente, buscou-se a conexidade
das categorias levantadas com o próprio momento evolutivo, levando à proposição de
hipóteses sobre a própria identidade interassistencial, atuante em frentes associadas
à verbetografia e sustentabilidade da produção da Enciclopédia da Conscienciologia.
Na conclusão, argumenta que aceitar as autoevidências proéxicas e assumir as neorresponsabilidades é passo importante para a maturidade interassistencial e engajamento na maxiproéxis.
O Programa Amigos da Enciclopédia vem desempenhando, desde 2004, o papel de arrimo financeiro da megagescon coletiva, atualmente em produção no CEAEC, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, utilizando o secular modelo de mecenato cultural e científico. Em fevereiro de 2013, 465 mantenedores participam desse empreendimento por meio de adesões financeiras voluntárias anuais, garantindo a viabilização econômica das atividades enciclopédicas e das tertúlias conscienciológicas, transmitidas diariamente por 2 horas, enquanto Curso de Longo Curso, desde maio de 2008. O Programa Amigos
da Enciclopédia inclui a manutenção das estruturas de produção da Enciclopédia da Conscienciologia: Holociclo, Holoteca e Tertuliarium. O objetivo deste artigo é descrever sucintamente os resultados do Programa e as necessidades atuais de ampliação, tendo como método a compilação e a atualização dos dados levantados. Os aspectos cosmoéticos e maxiproexistas fazem do empreendimento um caso de sucesso interassistencial. Ainda assim, o Programa Amigos necessita ampliar a base de associados para fazer frente à expansão e às crescentes demandas tecnológicas e científicas da megagescon.
Conscientia Eliana Manfroi, Fernando Barbaresco Vol. 16 - N. 4 - 2012 (2012-10)
O artigo apresenta a técnica do espelhamento evolutivo relacionando-a com a docência conscienciológica. O método de investigação é a autopesquisa de campo parapedagógico e pesquisa bibliográfica complementar. A vivência da autora, como discente e docente de Conscienciologia há quase duas décadas, reforça a hipótese da força didática do exemplo e do esclarecimento com base na experiência pessoal, qual espelho evolutivo. A autoimagem real é condição para um espelhamento sem distorções, favorecendo a tares. Propõe etapas da dessoma da autoimagem idealizada, a partir da experiência da autora e observada em outros compassageiros evolutivos, em analogia à teoria de Kübler-Ross (1991) sobre a reação dos pacientes terminais perante a morte iminente: negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e mudança. Apresenta ainda taxologia de distorções na autopercepção, dificultadoras de um espelhamento evolutivo eficaz.
Parapedagogia Eliana Manfroi ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
Este artigo, construído em grupo, foi elaborado a partir da teática dos autores em autopesquisa conscienciológica e produção de gescons grupais. Tem como objetivo discutir a dinâmica e métodos aplicados na produção de gestações conscienciais a partir da experiência do grupo de autores. Entre as vivências variadas e contributivas de todos, são apresentados aspectos metodológicos e aspectos conscienciais, abordando fatores organizacionais e fatores comportamentais intervenientes rganizacionais e comprndiciais pesquisa grupal, e equaninimidade de importnos processos de trabalhos pesquisísticos em grupo. Apresenta-se uma casuística de gescon grupal bem-sucedida.
Conscientia Maria Cristina Ellwanger, Joseane Sartori Vezaro, Nilse Oliveira, Marco Nascimento, Eliana Manfroi, Maurício Salles Neves Vol 14 - N. 1 - 2010 (2010-01)
O artigo traz a autopesquisa da autora através da técnica das autorretrocognições sadias, tendo como campo pesquisístico duas viagens retrocognitivas realizadas à Europa em 2006 e 2008. Trata-se de investigação exploratória, com coleta e registro de dados em diário de campo. O texto apresenta os resultados preliminares da pesquisa, acrescido de estudo comparado entre dois grupos evolutivos: o movimento religioso dos cátaros, França, nos séculos XII e XIII e a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). O interesse em realizar o estudo comparativo surgiu durante a autopesquisa retrocognitiva, em 2006, na visita a Carcassone, sul da França, devido às
autorretrocognições vivenciadas pela pesquisadora em relação ao Catarismo.
O artigo propõe a conexão entre o movimento internacional iniciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominado Cultura de Paz, com um traço do Homo sapiens serenissimus, o antibelicismo. Também a autovivência profissional da autora com a temática da prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz motivaram a pesquisa e a proposta da relação entre a Cidade do Conhecimento e a facilitação da implantação de uma Cultura de Paz.
Apresentar e discutir propostas para uma visão ampliada do principal empreendimento de uma consciência, traçando paralelos úteis e esclarecedores entre empreendimentos intrafísicos e empreendimentos evolutivos, são objetivos do presente artigo. Para tanto, são propostas técnicas objetivando a aceleração da proéxis e o completismo existencial. O comportamento procrastinador é analisado e são sugeridas técnicas de auto-superação, entre elas a Técnica do Simulador Intermissivo e a Técnica de Mais 1 Ano de Empreendimento Evolutivo, livre adaptação da Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica proposta por Waldo Vieira em 1994.
Conscientia Eliana Manfroi Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)